terça-feira, 14 de abril de 2009

Contrastes

O autor de um livro de pesquisa científica sobre a figura histórica de Jesus Cristo comentou que as histórias da Bíblia necessariamente tinham que ser verdadeiras porque ninguém poderia escrever histórias de ficção tão perfeitas. Imagine que alguém resolvesse falar de seu grupo religioso e denunciasse que o seu tesoureiro era um ladrão. Pois isso aconteceu com o grupo dos discípulos de Jesus. Judas, o tesoureiro, era ladrão. E, pior, ele, o tesoureiro ladrão, parecia defender os interesses do grupo. Dizia que poupava dinheiro para ajudar os pobres.
Isso aconteceu exatamente na segunda-feira da Semana Santa. Jesus estava no povoado de Betânia, junto com seus amigos Maria, Marta e Lázaro. Maria pegou um frasco de perfume muito caro e com ele lavou os pés de Jesus. Depois, com seus próprios cabelos, enxugou os pés dele e toda a casa ficou perfumada. Judas vendo isso, lembrou que aquele perfume poderia ser vendido por mais de trezentas moedas de prata e o valor ser dado aos pobres. E o evangelista que registra o fato diz que Judas falou isso porque ele era ladrão.
Que contraste. Aquele de aparência piedosa, o defensor dos pobres, era um ladrão. E aquela mulher, que aparentemente desperdiçava dinheiro, homenageava o Salvador do mundo. Quantas vezes vemos coisas semelhantes acontecendo no mundo, e mesmo, dentro das igrejas. Os defensores dos pobres, muitas vezes, são os que mais tiram proveito próprio da situação. E aqueles que se dizem defensores dos bens da Igreja, muitas vezes, não tem amor verdadeiro pelo semelhante e nem por Deus.
Jesus soube fazer a distinção entre o verdadeiro amor e o falso zelo. Judas foi condenado pelos seus atos. Maria recebeu o amor do Salvador. É muito importante ver as coisas como Jesus vê. Jesus não olha as aparências. Ele sabe o que é de fato amar o próximo e o que é pura retórica.
Examinemos os atos de nossas vidas à luz do ensinamento de Jesus. Que saibamos colocar valor naquilo que Deus dá valor e saibamos nos afastar da falsa piedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário